O acadêmico Rafael Barbi, que é um apaixonado pela história

Escritor e historiador, titular da Cadeira 25 da Academia Saltense de Letras, ele prepara nova obra com o tema, que deverá ser lançada ainda este ano

O escritor e historiador Rafael Barbi, Cadeira 25 da Academia Saltense de Letras, patrono Mário de Andrade, vai escrever sobre a história regional dentro da sua preparação para o doutorado. Mestre em história pela Universidade Federal de São Paulo, ele diz que há muitas histórias e vozes para apresentar às pessoas a partir de uma visão mais acurada de Salto e das cidades da região.

Em seu primeiro livro, baseado na dissertação de mestrado, intitulado “Festejos, Liberdade e Fé”, publicado pela editora Viseu, o escritor, que aniversariou na sexta-feira (24), já enveredou pela busca de informações ligadas à história e às vozes da sociedade, um trabalho que o gratifica por ter uma paixão desde criança pela descoberta e pelo conhecimento como forma de crescimento.

Rafael Barbi afirma que o que o realiza hoje é conseguir dar um sentido social para a sua profissão de historiador, tanto através do ensino, como também ao dar voz por meio das pesquisas ou exposições que faz. Ele pretende continuar esse trabalho com intensidade e só lamenta não ter podido ficar mais tempo trabalhando na área no Museu Municipal de Salto.

“Acho que a minha vida hoje é muito parecida com a de qualquer adulto da geração dos anos 90 (ele nasceu em 1991): vivemos uma certa dose de incertezas, mas depois verificamos que no fim mostra algo que vale muito a pena”, diz o escritor ao analisar os desafios que vão se colocando dia após dia e como pretende seguir no caminho da sua profissão e da literatura em geral.

Ele tem como norte que vai auxiliar no desenvolvimento das produções sobre história local e dar mais espaço para as instituições de memórias do interior do Estado. “Isto é o que eu pretendo fazer ainda no mundo literário e a Academia Saltense de Letras me permite me aventurar por essa vertente por podermos discutir internamente esses temas com mais profundidade”.

Nascido em Salto, Rafael Barbi foi uma criança prematura, menor, mas cresceu e se desenvolveu bem a partir do Jardim Três Marias, onde mora com a família até hoje. Estudou nas escolas tradicionais de Salto, como Cláudio Ribeiro da Silva e Tancredo do Amaral. Depois fez Etec Fernando Prestes, em Sorocaba, e a Universidade de Sorocaba, passando ainda pela Federal de São Paulo.

0 0 votos
Classificação do artigo

Faça um comentário!

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários