Oswaldo de Souza Aguirre é paulista da cidade de Monte Mor, nascido em 11/02/1896.
Filho de Aureliano de Aguirre, viveu por muitos anos em Santo André, mas em 1920, com 24 anos de idade, fixou residência em Salto e aqui ficou até 1950.
Foi Escrivão de Polícia, no antigo prédio que abrigava a cadeia e a Delegacia na Avenida D. Pedro II, local onde hoje se encontra o Fórum. Exerceu também as funções de Delegado. Talvez fossem estes cargos os motivos pelos quais Oswaldo veio à Salto.
Zeloso cumpridor de seu trabalho, também obteve destaque na sociedade Saltense como orador eloquente, era sempre solicitado nos eventos cívicos ou quando alguma autoridade de destaque visitava Salto.
Seu nome está fortemente associado à história da imprensa Saltense, tendo colaborado em diversos jornais da cidade, tais como: “O Ferrão”, “O Serrote”, “O Argus”, “O Povo, e “O Trabalhador”“. Foi também editor no jornal “O Saltense” e diretor do “Correio de Salto. Em 1967, em justa homenagem, a sala de imprensa da Prefeitura Municipal de Salto recebeu seu nome e assim permaneceu até alguns anos atrás.
Encontramos também em nossa pesquisa, no Jornal Estado de S. Paulo, citações referentes ao ilustre Patrono na página de nomeações em cidades do Estado, tais como:
- O. 81- em 1925 – Seção Municípios e Cidades:
Salto do Ytu – município pela Lei Provincial nº 68 de 27/03/1889, pertencente à Comarca de Ytú, limitando com os municípios de Ytú, Indaiatuba, Monte-Mór e Capivary, população: 9.934 habitantes. Secretario da Câmara: Oswaldo de Souza Aguirre.
- O. 82 – 1926 – Administração Municipal: Secretario Oswaldo de Souza Aguirre
- O. 83 – 1927 – Junta de Alistamento Militar – Secretario: Oswaldo de Souza Aguirre
- Acumulava também o cargo de Secretario da Administração Municipal.
Em 1928 foi diretor do extinto Clube Ideal. Era um homem de extrema dinâmica e sempre envolvido em atividades sociais dos clubes de Salto.
Faleceu em casa, na cidade de Santo André, em 26 de abril de 1965, mas foi enterrado em Salto juntamente com outros familiares, inclusive o filho José Aguirre falecido em 1938 aos sete anos de idade, vítima de edema pulmonar.
Oswaldo de Souza Aguirre é nome de rua nesta cidade, mais precisamente no Jardim Maria José.
Como curiosidade em nossas pesquisas deparamos com um homônimo do nosso Patrono, trata-se de Osvaldo Aguirre, escritor, nascido em Colón, Argentina, e que atualmente reside em Rosário, conforme informação da Biblioteca Nacional da Argentina.
Escrito por Andrade Jorge