Nova presidente toma posse na Academia de Letras de Salto
A psicóloga, pesquisadora e professora universitária Anita Liberalesso Neri tomou posse como nova presidente da Academia Saltense de Letras na sexta-feira (10).
Aclamada em chapa única no dia 7 de maio deste ano, ela ficará no comando da entidade até 2024 e é a quinta acadêmica a ocupar o cargo desde a fundação, em 2008.
Anita sucede o empresário João Milioni, que esteve à frente entre 2020 e 2022. Antes dele foram presidentes Anna Osta, Antônio Oirmes Ferrari e Ettore Liberalesso.
A posse ocorreu na abertura da última noite da 5ª Semana Cultural Ettore Liberalesso, que homenageia o historiador Ettore Liberalesso, um dos fundadores da academia.
Propostas
Anita disse em seu discurso que ampliará e valorizará a divulgação da produção acadêmica e a inserção da academia na vida ativa da comunidade da região.
Também defendeu o resgate histórico, com vistas ao fortalecimento da identidade saltense, e a ampliação da agenda cultural proposta e realizada pela academia.
Além da agregação de novos confrades e confreiras e da gestão dos processos internos para melhor desfrute de bens culturais por parte dos acadêmicos.
Diretoria
Também foram empossados a vice-presidente Marilena Matiuzzi, o 1º secretário Antônio Valini, a 2ª secretaria Cristina Salvador e o tesoureiro Valter Berlofa Lucas.
Ainda compõem os membros da nova diretoria eleita Eloy de Oliveira como diretor de Comunicação e Rafael Barbi como diretor de Relações Acadêmicas.
Por fim, o Comitê de Ética passa a ser presidido por Anna Osta, tendo Mônica Leite de Araújo Dalla Vecchia como relatora e Leandro Thomaz de Almeida como membro.
No Conselho Fiscal, a presidência ficou com Romeu Gonçalves Bicalho, tendo como membros participantes: Alberto Manavello e João Carlos Milioni.
Autógrafos
Logo após a posse, a academia realizou o lançamento coletivo de sete livros produzidos por oito acadêmicos, em solenidade animada pelo Quarteto de Cordas.
Foram lançados os seguintes títulos: “A menina do Casarão Branco (crônicas)”, de Eloy de Oliveira; e “As batalhas da esperança” (romance), de Alberto Manavello.
Também “Bom dia, faces! Vol 3” (crônicas), de Toni Tordivelli, “E foi assim que aconteceu… Salto” (infantil), de Cynara Veronezi, e “Sentires” (poesia) de Marilena Matiuzzi.
Além de “Maçonaria – manual do iniciado” (técnico) de Cristina e Paulo de Tarso Liberalesso Filho e “Quem foi quem – Vol. 2” (biografia), de Valter Lenzi.