Nota Oficial sobre a alteração de endereço da Câmara Municipal de Salto para a Biblioteca Municipal
A Academia Saltense de Letras – ASLe, fundada em 16 de junho de 2008 e declarada Entidade de Utilidade Pública, sem fins lucrativos, conforme Lei 3.068 de 30 de junho de 2011, vem, pela presente, manifestar sua posição oficial com relação à informação amplamente divulgada na imprensa local e nas redes sociais, de uma possível mudança de endereço da Câmara Municipal de Salto para as instalações da Biblioteca Municipal de Salto, local onde a Academia mantém sua sede oficial.
É sabido por todos que não só o Poder Legislativo, como também o Poder Executivo e até o Poder Judiciário estão atualmente em instalações que não são mais adequadas às necessidades de Salto e sua população. Entretanto, soluções paliativas e, certamente, onerosas ao erário público não podem pautar a agenda da cidade, ainda mais em momento econômico tão crítico, como ora vivido por nossa sociedade.
Entendemos que há que se buscar alternativas para executar uma solução definitiva que, além de instalar adequadamente os órgãos governamentais, traga benefícios à administração pública e ao povo saltense. Também é de conhecimento público, que já foi identificada uma área no novo centro geográfico da cidade, no Central Parque, onde inclusive estão sendo doados, pelos proprietários, os terrenos para a construção da futura Praça dos Três Poderes, que abrigaria as instalações do Executivo, do Legislativo e do Judiciário, todos no mesmo lugar, gerando sinergia e reduções de custos para a cidade de Salto e sua população.
Por outro lado, o “Paço dos Taperás”, edificação que abriga a Biblioteca Municipal de Salto foi reformado com recursos públicos de destinação específica, para que ali fosse instalada a biblioteca de nossa cidade, não podendo ser desvirtuado de seu objetivo principal. A população saltense tem hoje um espaço cultural à altura da cidade de Salto.
Assim sendo, a Academia Saltense de Letras – ASLe entende que a Biblioteca Municipal de Salto e a “Casa do Saber” devem permanecer ocupando as atuais instalações e continuar democratizando o acesso da sociedade saltense ao ensino, ao conhecimento e à cultura.
Anna Osta
Presidente
ASLe