Escritora está terminando um livro de crônicas, tem um ensaio quase pronto e ainda escreve um diário de viagem

A escritora, poeta e advogada Marilena Matiuzzi

A escritora, poeta e advogada Marilena Matiuzzi, Cadeira 39 da Academia Saltense de Letras, patronesse Cora Coralina, trabalha na preparação de três livros ao mesmo tempo. “Estou terminando um livro de crônicas. Tenho um ensaio quase pronto também, que deve se chamar “Cantares de Eva”. E ainda faço um “Diário de Viagem”.

Aniversariante da sexta-feira, 24 de março, ela não sabe quando fará os lançamentos e nem se será uma festa lançar três livros ao mesmo tempo. Tudo por causa de uma das razões que mais a tem afastado da literatura: a falta de tempo. Ela mesma admite que a razão para isso é a entrega de corpo e alma ao trabalho como advogada, onde também se realiza ao promover justiça.

Desde a formação em Direito, Marilena já fez especializações em Direito da Mulher, Direito de Família e Direito Processual Civil abraçando uma gama de causas que têm muito a ver com o social e com os que mais precisam, e fez também uma pós-graduação em Direito Constitucional e uma especialização ainda em outra área que procura entender o ser humano mais à miúde, a psicanálise.

Mesmo assim, a relação com a literatura é um traço forte da sua formação. “Vivencio literatura desde que me conheço por gente. Sempre amei a literatura, os bons livros, ler, falar sobre eles, escolher, enfim, é parte da minha vida esse envolvimento”, afirma. Ela destaca que gosta demais dos clássicos, mas é aberta aos novos talentos e, entre os gêneros literários, gosta mais da boa poesia.

Por essa razão, suas incursões pela carreira de escritora começaram pela poesia com os livros “Inquietação”, lançado em 2011 por incentivo da amiga e ex-presidente da Academia Saltense de Letras Anna Osta, Cadeira 2, patronesse Rachel de Queirós, que sempre acreditou que Marilena tinha algo importante a dizer nessa área, e “Sentires”, lançado em junho de 2022 pela Editora Mirarte.

Se a falta de tempo faz demorar os lançamentos, ela não afasta os planos de futuro da escritora. Marilena Matiuzzi revela que já tem esboços de capítulos, traços de personagens e uma ideia de romance. “Quero escrever um romance. Assim que encontrar tempo para me dedicar a ele, eu vou fazer. É um projeto que quero muito realizar no campo da literatura e vou conseguir”, promete.

Marilena ainda quer escrever um romance

Fazendo uma reflexão sobre a sua trajetória, a escritora afirma que perdeu tempo com a política (ela foi vereadora por dois mandatos e a primeira mulher candidata a prefeita de Salto) e diz que agora vai buscar espaço para se dedicar mais à literatura. Essa disputa interna com o Direito brota de todas as formas. Por exemplo, além de escrever e advogar, Marilena Matiuzzi pinta quadros.

A menina que veio ao mundo completamente careca no início da tarde de um 24 de março em Salto, que era tida como muito bonitinha pelos pais (todos os pais falam isso, rsrrs, ela se diverte), hoje mulher, mãe e avó, se diz realizada e feliz. “Tenho uma família linda, com filhos honestos, saudáveis, amorosos, inteligentes e independentes, que me dão orgulho e alegria”.

A alegria com a família vai além do círculo mais próximo. Ela ressalta que tem netinhas que fazem o seu coração transbordar de amor, irmãos e sobrinhos queridos. “Tenho amigos leais. Tenho muitas atividades em uma profissão que amo e que me realiza. Trabalho todos os dias da semana. Participo de várias atividades sociais e culturais. Faço atividades físicas. Vivo bem”.

0 0 votos
Classificação do artigo

Faça um comentário!

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários