Jornalista lança livro autobiográfico de poesias e faz texto parecer um romance
O jornalista e profissional de marketing Eloy de Oliveira, titular da cadeira 31 da Academia Saltense de Letras, patrono João Cabral de Mello Neto, lança nesta quinta-feira (20), a partir das 19h30, no Clube de Campo Saltense, em Salto, durante o Sarau da Primavera, o livro autobiográfico de poesias “Quase Poesia – Emoções de Um Pé Descalço que Olhou o Céu e Viu a Lua”, editado com o selo da ASLe, no qual retrata o período do seu nascimento até se formar jornalista profissional.
O livro faz uma inovação que visa despertar o interesse de quem não é apreciador de poesias, já que poucos leitores, como o editor alerta na orelha, se dispõem a ler e menos ainda a comprar poesias, ainda mais de um desconhecido nessa área: a concepção visa dar a ideia ao leitor de que ele lê um romance, pelo fato de seguir um ordenamento cronológico das poesias em relação à história do autor e não apenas um livro de poesias.
“Tentamos ir além de um livro de poesias como qualquer outro, porque sempre ouvi de pessoas que não gostam muito do gênero que ler uma poesia ou outra, ainda que elas tenham uma história completa, é uma informação muito curta e que preferem um romance para se deleitar por mais tempo, já que, no romance, um capítulo puxa o outro até a conclusão da história toda”, afirma o autor em relação à concepção do livro.
As poesias estão organizadas em cinco grandes capítulos sob os títulos: “O indivíduo”, “O mundo”, “A poesia”, “O amor” e finalmente “A vida”. O leitor verá no conjunto a história de um homem que sonhava ser jornalista para mudar o mundo e, apesar de paupérrimo, nunca perdeu a esperança. É o romance. Verá o surgimento do “eu”, depois esse “eu” se colocando no mundo, em seguida mostrando sua poesia, aí o despertar do amor e a vida.
Além da ideia do romance pelo ordenamento cronológico das poesias, o livro poderá ser lido também por capítulos isolados e se terá assim um grande conto em cada um. Os capítulos estão separados ainda por subtítulos. As poesias reunidas em cada subtítulo, saltando de um capítulo a outro, dará ao leitor um livro de crônicas. E só, se a opção for ler uma ou outra poesia ao acaso, é que se terá o livro de poesias comum.
Afora a escolha do leitor sobre a forma de ler, há outra opção de como apreciar “Quase Poesia – Emoções de Um Pé Descalço que Olhou o Céu e Viu a Lua”: selecionar pela forma de concepção ainda de cada capítulo. O leitor poderá escolher passear pelo tom bem-humorado da primeira parte, pelo observador do mundo na segunda, pelo político combativo da terceira, pelo romântico da quarta ou pelo cotidiano da última.
Serviço
O Clube de Campo Saltense fica à rua Marechal Deodoro, 2345, na Vila Nova – Salto/SP.