professor2 O professor Toninho, como é conhecido Antônio Oirmes Ferrari, um dos fundadores e o presidente emérito da Academia Saltense de Letras (ASLe), titular da cadeira 7, faz 80 anos nesta quinta-feira (18).

Licenciado em Letras, com especialização em Língua Portuguesa e Literatura Luso-Brasileira, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da PUC Campinas, o professor é também catedrático em português.

Tem ainda Licenciatura plena em Pedagogia, com habilitação em Administração Escolar, Supervisão Escolar e Magistério, tendo exercido o magistério em Campinas, Campos do Jordão, Nhandeara, Itu e Salto.

Antônio Oirmes Ferrari foi depois diretor efetivo por Concurso Público Estadual de Provas e Títulos, do então Colégio e Escola Normal Estadual Professor Paula Santos, por cerca de 14 anos.

Ainda dirigiu a EEPSG Profa. Leonor Fernandes da Silva, por 13 anos; o Conservatório Municipal Maestro Henrique Castellari, por 10 anos; e a unidade de Salto da Faculdade Sant’Anna, por mais de 10 anos.

Política e literatura

Foi vereador por 15 anos, entre 1964-1968, 1969-1972e 1977 e 1982. Também foi secretário municipal da Cultura, Esportes e Turismo, em 1996, e secretário municipal da Educação, entre 2001 e 2004.

Na área da literatura, escreveu “Epopeia de uma escola” (Ottoni, 1970), “Nosso idioma de cada dia” (Ottoni, 1996), “Dúvidas de Português” (1983) e “Apologia àmãe”, livro de poemas.

Ainda participou das duas primeiras antologias editadas pela ASLe: “Academia Saltense de Letras – Coletânea I” (EME, 2010) e “Academia Saltense de Letras – Coletânea II” (EME, 2013).

Atualmente, é colaborador frequente com os jornais da cidade, por meio de seções sobre o Idioma Pátrio, Literatura, Educação e Esportes, com destaque para o jornal Taperá, onde tem uma coluna há anos.

 

professor3

 

Presidência da ASLe

Exerceu a presidência da ASLe por cinco anos e foi o segundo presidente desde a fundação, em 2008. Tem como patrono o escritor pátrio Joaquim Maria Machado de Assis, o Machado de Assis.

Casou-se com Nídia Hyppolito Ferrari, união da qual nasceram dois filhos, que se chamam: Débora Cristina e Archimedes Neto. Deles nasceram ainda três netos: Enzo, Laurinha e Letícia.

Aprendeu as primeiras letras no Externato Sagrada Família, escola tradicional de Salto conhecida como Coleginho. Fez a seguir o Ginasial e o Colegial Clássico, no Colégio Ateneu Paulista, em Campinas.

 

Fotos: Na primeira, o professor Toninho exercendo o magistério em escola de Salto e na segunda durante entrevista para Mirna Bicalho no programa “Lado a Lado”

0 0 votos
Classificação do artigo

Faça um comentário!

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários