‘Escrever é uma forma de fugir da realidade quase sempre opressora’
Titular da Cadeira 37 da ASLe, a escritora Núbia Istela afirma que utiliza a literatura como uma forma de se fortalecer e ganhar energia no dia a dia
Autora de três livros, onde discute com coragem e ousadia o amor na sua forma mais pura e direta, a escritora Núbia Istela, Cadeira 37 da Academia Saltense de Letras, patronesse Aurora Duarte, chega aos 31 anos, completados na terça-feira (18), com uma certeza que reflete a maneira como decidiu passar pelas mazelas que enfrenta na vida e fincar a sua bandeira no mundo: “Escrever é uma forma de fugir da realidade, que é quase sempre opressora”.
Quem avalia essa visão como uma fuga, engana-se completamente. Em vez de seguir na direção oposta, a escritora usa a literatura como um tempero especial que lhe fortalece e lhe dá energia para enfrentar. “Escrever, para mim, é oferecer doses
generosas de ilusão para os dias nefastos. É acreditar que no final tudo dará certo” e é essa conclusão que a move desde o início, quando era apenas uma menininha no Vale das Cancelas, no norte de Minas.
Núbia Istela sabe exatamente o lugar que precisa ocupar e vai atrás desse lugar com a sua característica principal: ousar. Se não fosse dessa forma, não chegaria a lugar algum, ela ensina. Foi assim que a menininha miúda, nascida em Janaúba, passou por várias carvoarias no norte de Minas, onde morou até os quatro anos, e junto com os pais, depois, se mudou para o Vale das Cancelas, vivendo lá até os 12, e dali rumou para Aracruz, no Espírito Santo.
Como as suas personagens nos livros “Meias verdades”, lançado em 2018; “Lívia, a história de nós duas”, em 2019; e “Meu amor, minhas regras”, de 2022, a escritora tem uma personalidade autodeterminada e que busca os seus valores para ocupar o seu espaço onde quer que ele esteja e o seu crescimento e desenvolvimento como autora reflete isso, já que ela realiza os projetos com os quais sonha e não poupa esforços para isso.
Formada em Comunicação Social, com opção por jornalismo, Núbia Istela é especialista em Comunicação e Marketing de Mídias Digitais e mestranda em Economia pela Universidade Estadual de Montes Claros, onde mora atualmente com a família que formou ao se casar com Ricardh Pereira, e trabalha como repórter na InterTV Grande Minas, afiliada da Rede Globo naquela região, mas não deixa de trabalhar em projetos sociais voluntários que adora.