Dois acadêmicos serão empossados no Conselho de Cultura
A Prefeitura da Estância Turística de Salto, por intermédio da Secretaria da Cultura, dá posse nesta sexta-feira (dia 19/02) aos novos integrantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais – CMPC. A solenidade está marcada para as 19h30, na Sala Palma de Ouro (Rua Prudente de Moraes, 580 – Salto). Os acadêmicos André Luiz Palhardi, cadeira 35, patrono Aluísio de Azevedo, e Andrade Jorge, cadeira 34, patrono Oswaldo de Souza Aguirre, serão respectivamente o titular e suplente da área de Livros, Leitura e Literatura.
O CMPC, criado pela Lei Municipal nº 3229/2013, é órgão colegiado deliberativo, consultivo e normativo das ações culturais do município de Salto. Seu objetivo é promover a participação democrática dos vários segmentos da comunidade artística.
O Conselho é composto por dezoito membros titulares e igual número de suplentes, sendo 50% indicados pelo Prefeito e 50% eleitos por seu segmento. Fazem parte do CMPC como representantes do Poder Público: dois funcionários da Secretaria de Cultura; um da Secretaria de Educação; um da Secretaria de Esporte; um da Secretaria de Ação Social e Cidadania; um da Secretaria de Finanças; um da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo; um da Secretaria de Saúde e um da Secretaria de Administração.
Já a sociedade civil tem um representante de cada uma das seguintes áreas: Pontos de Cultura; Manifestações e Expressões Culturais de Rua; Patrimônio Cultural, Material e Imaterial; Artes Cênicas; Dança; Música; Cultura Digital, Artes Visuais e Audiovisual; Livros, Leitura e Literatura; e Artesanato.
A acadêmica Rose Ferrari, cadeira 38, patrono Mário Quintana, e o escritor Dimas Siqueira Silva, seu suplente, que representaram a Literatura no CMPC durante o biênio 2014/2015 deixam os cargos.