Prezada presidenta desta Acadêmia de Letras, Sra. Anita Liberalesso Neri,
Prezado Secretario de Cultura da Cidade de Salto, Oseias Singh Junior,
Prezado representante da Câmara Municipal, vereador Vinicius Saldino,
Prezadas senhoras Acadêmicas,
Prezados senhores Acadêmicos,
Prezados amigos aqui presentes,
Minha querida família.

É com emoção e gratidão imensas que me dirijo a todos nesta manhã memorável.

Ao assumir a presidência da Academia de Letras de Salto, sinto-me tomada por uma responsabilidade que transcende o individual e se alinha ao coletivo, ao compromisso com a cultura, a literatura e a história não somente de nossa Academia, mas desta cidade.

Gostaria de iniciar este discurso expressando meu mais sincero agradecimento a todos vocês, meus amigos confrades e minhas amigas confreiras, que me confiaram esta honra.

Ser eleita presidenta desta Academia é um compromisso que recebo com humildade e um sentimento de dever. Agradeço a cada um dos senhores pela confiança depositada em mim e pelo apoio incondicional.

Quero lembrar aqui que no dia de hoje não comemoramos somente a posse dessa nova diretoria, mas celebramos também o 16º aniversário de nossa Academia.

E pensando na frase :”O passado é sempre um prólogo”, podemos afirmar que temos base para dizer que nosso passado foi, então, uma rica preparação para um presente afortunado e para um olhar ousado e audacioso para o futuro.

Olhando para esse passado, para os alicerces construídos com dedicação e amor pelos presidentes que me precederam, é que hoje temos como projetar nosso futuro.

Esta Academia tem sido, ao longo de todos esses anos, uma das sustentações das letras e da cultura na cidade de Salto.

Realizamos inúmeros projetos culturais voltados às letras ao longo desses 16 anos, desde coletâneas anuais com temas pertinentes, como trouxemos escritores, jornalistas, historiadores para falar de suas obras, e, sobretudo, para provocar o bom debate e a reflexão, assim como, nos últimos anos, fizemos a nossa tradicional Semana Cultural, onde abordamos temas relevantes para a cultura e as letras em geral, sempre procurando envolver a sociedade, as escolas locais, os jovens, os músicos, os bailarinos, enfim, a participação de todos e de todas as diversas expressões culturais.

Dessa forma, aos presidentes que me antecederam, aos membros fundadores, aos acadêmicos e colaboradores, presto, respeitosamente, minha homenagem e expresso minha imensa gratidão.

Eles construíram a base sólida sobre a qual temos como continuar a edificar nossa linda história.

Permitam-me citar nosso querido fundador, Sr. Ettore Liberalesso, que sempre dizia quando lhe perguntavam o que era a Asle: “A Asle somos nós”. Sim, Nós, os membros que hoje compõem a Academia, são os guardiões e os perpetuadores de um legado que ele nos deixou. Somos homens e mulheres que, em nome das letras, nos reunimos para preservá-las, promovê-las, difundi-las e celebrá-las.

Como a 6ª presidenta desta Academia, sinto-me, então, chamada a perpetuar e enriquecer o legado que me é hoje confiado.

A missão de preservar e incentivar a cultura e as letras, que sempre nos guiou, seguirá sendo nosso norte.

Entre as ações que serão desenvolvidas nesse próximo biênio, destaco :

  1. A continuidade dos projetos que até hoje foram realizados anualmente, ou seja, a Semana Cultural, a nossa Coletânea, o Prêmio Moutonée de Poesia, a Promoção de Eventos Literários com palestras, lançamentos de livros e eventos culturais que incentivem a participação da comunidade e valorizem nossos escritores e poetas;
  2. Em segundo lugar, e sobretudo para atender o desejo de nossa querida presidenta, que hoje deixa esse posto, fortaleceremos nossas relações com as escolas e universidades locais, promovendo projetos que incentivem a leitura e a escrita entre os jovens, despertando neles o amor pela literatura desde cedo.
  3. Continuaremos a praticar aquilo que todos os nossos presidentes sempre o fizeram, que é a inclusão e a diversidade em nosso meio e em nossas atividades, garantindo que todos os segmentos da nossa sociedade, e todas as expressões culturais nela existentes, sejam valorizados, acolhidos e sejam uma expressão desse nosso sodalício.

Acreditando no poder transformador da cultura e das letras, assumo este cargo com a certeza de que, juntos, podemos continuar fazendo da Academia de Letras de Salto um espaço inspirador, onde a literatura e a cultura floresçam sempre mais e se perpetuem.

Mais uma vez, agradeço pela confiança e convido a todos para, juntos, construirmos o futuro de nossa Academia.

Muito obrigada!

Marilena Matiuzzi

0 0 votos
Classificação do artigo

Faça um comentário!

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários