Designer saltense vence concurso para capa do novo livro da ASLe
O designer gráfico Caio Cesar Canovas foi o vencedor do processo seletivo para escolha da capa da nova antologia da Academia Saltense de Letras (ASLe), com lançamento marcado para 29 de outubro, Dia Nacional do Livro. Com o título “É de sonho e de pó… – Reflexões inspiradas na pandemia de Covid-19 no Brasil”, a obra vem sendo preparada numa parceria da ASLe com a Mirarte Editora desde maio deste ano.
O concurso para a capa, aberto a designers de todo o Brasil, foi desenvolvido no mês de julho. A escolha da sugestão vencedora foi feita por votação, na última reunião ordinária da Academia. Já sua arte final, contou com as contribuições de um Conselho Editorial formado pelos acadêmicos Anna Osta, Eloy de Oliveira, Marco Ribeiro, Marilena Matiuzzi, Mércia Falcini e Rose Ferrari.
Em sua composição gráfica, o design utiliza, ao fundo, uma fotografia autoral de Caio Canovas, na qual aparecem céu nublado, galhos de uma árvore que perdeu muitas folhas e uma máscara de proteção descartável. “São signos que remetem, ao mesmo tempo, à poética do título – sonho e pó, sem perder de vista a temática adotada para o livro – a pandemia”, explica o designer.
O título principal usa a fonte cursiva Richard Hamilton, com o objetivo de aproximar os autores de seu público com elegância, criatividade e simpatia, mesmo diante de um tema desafiador como a pandemia de Covid-19. A cor roxa, em textos e outros elementos gráficos da capa, é uma alusão à tristeza, à introspecção, ao mistério, à espiritualidade e à transmutação que marcam o período abordado na obra.