Autora de ‘Que Bicho é Esse?’, escritora chega aos 85 anos neste domingo
Vivendo de forma mais reclusa atualmente, ela colecionou amigos e admiradores ao longo da vida por sua simpatia e docilidade no trato com as pessoas
A autora do livro infantil “Que Bicho é Esse?”, Maria Damien Ignácio Pacheco, Cadeira 15 da Academia Saltense de Letras, patronesse Benedita de Rezende, a Dami Pacheco, nome artístico que adotou, chega aos 85 anos neste domingo (6).
Embora viva de forma mais reclusa hoje, por causa de algumas limitações físicas, a escritora colecionou amigos e admiradores ao longo da sua vida profissional, por sua simpatia e docilidade ao tratar as pessoas nas múltiplas funções que desempenhou.
“Que Bicho é Esse?” foi seu último trabalho publicado. O livro saiu pela editora Mirarte, com apoio da Academia Saltense de Letras, em agosto de 2021. Nele, a autora narra, em 68 páginas, várias aventuras pelo curioso mundo animal por meio de oito contos.
Com ilustrações de Beto Nascimento, Dami mostra, de forma lúdica, animais silvestres de espécies menos conhecidas do público, além de conhecimentos em Geografia, Biologia e Meio Ambiente, como ciclos da natureza, clima, vegetação e cadeia alimentar.
Dami Pacheco disse, à época do lançamento, que conseguiu transitar com leveza por temas nem sempre fáceis, como família, comunidade, trabalho coletivo e aprendizado, sendo o maior deles que o ser humano deve mudar a postura frente à natureza.
A escritora também é autora dos livros “Un Dolce Ricordo… – História da Associação Italiana Giuseppe Verdi de Salto – 1903-2013” (bilíngue) e “Sintonia de Almas”, este em parceria com Anna Osta, Lázaro Piunti e Maria Christina Noronha Liberalesso.
Homenageada na Câmara de Vereadores de Salto em outubro de 2021, por ocasião do Dia do Professor, Maria Damien Ignácio Pacheco também teve carreira longeva como professora, tendo ministrado aulas a crianças da 1ª a 4ª séries do Fundamental.
Ela começou na Escola Estadual Professor Cláudio Ribeiro da Silva, onde atuou desde quando se formou no magistério, em 1963, até a aposentadoria 37 anos depois, com uma passagem como substituta na Escola Estadual Tancredo do Amaral.
Conhecida por sua forma criativa e divertida de ensinar, usava o teatro e as histórias educacionais como ferramentas. Essa habilidade a levou para outras artes além da literatura. Dami Pacheco venceu diversas vezes o concurso de poesia da TV TEM.
Ela escreveu muitas peças, poemas e histórias infantis. Ao longo do tempo se destacou ainda como articulista do jornal extinto “O Trabalhador”, onde foi colaboradora. Lá, atuou com o historiador Ettore Liberalesso e a esposa Virgínia Soares Liberalesso.
Maria Damien Ignácio Pacheco é ainda uma das 16 fundadoras da Academia Saltense de Letras. Integrou a Associação Italiana Giuseppe Verdi e o Instituto de Estudos Vale do Tietê. E foi também integrante como cantora do Grupo Vocal Vitta Bella.