ASLe lança coletânea sobre encantos da história de Salto
A Academia Saltense de Letras (ASLe) lança amanhã, dia 24, às 10h, na Biblioteca Municipal de Salto sua terceira coletânea literária, denominada “SALTO, por que me encanta? – Histórias imperdíveis sobre a terra de Tavares”. O livro, que terá distribuição gratuita, é resultante de um dos 12 projetos culturais vencedores do Concurso 01/2016, promovido pela Prefeitura da Estância Turística de Salto. Por seu objetivo editorial inovador, voltado a registrar coletivamente fatos e personagens até então restritos à oralidade, a obra será um legado à história da cidade.
Desde a sua fundação, em 2008, a ASLe publica coletâneas com poemas, crônicas, contos e ensaios de seus acadêmicos, sempre com temática livre – o que fez em 2010 e 2013. Nesta, porém, os 24 autores participantes emprestaram seu talento e dedicação à tarefa de vasculhar suas próprias memórias e outras fontes primárias, como depoimentos, jornais e documentos antigos para produzir trabalhos voltados à preservação cultural e ao fortalecimento da identidade saltense.
Assim, personagens como o paraibano José Paulino; Álvaro Ribeiro, o criador dos Bonecões da Barra; dona Ana, proprietária da Sorveteria Cachoeira, e Waldomiro Corrêa da Cruz, o folclórico Urubatão, ganharam, pela primeira vez, as páginas de um livro. De outro lado, alguns autores revisitaram lugares repletos de histórias para apresentar aos leitores os encantos e o valor cultural da antiga Chácara Vendramini, do centenário Grupo Escolar Tancredo do Amaral, da Venda do Buru e dos saudosos Quintalões da Brasital, entre outros.
Participam desta coletânea os seguintes autores: Anna Osta, Andrade Jorge, André Luiz Palhardi, Anicleide Zequini, Antônio Oirmes Ferrari, Augusto Gasparini Filho, Cristina Maria Salvador, Cynara Lenzi Veronezi, Eloy de Oliveira, Elton Frias Zanoni, Francisco Carlos Garcia, João Carlos Milioni, Jorge Duarte Rodrigues, José Alcione Pereira, Katia Auvray, Maria Cristina Noronha Liberalesso, Maria Damien Ignácio Pacheco, Marilena Matiuzzi, Mércia Falcini, Odair Schiavone, Rogério Carlos Lamana, Rose Ferrari, Valter Lenzi e Virgínia Soares Liberalesso. A edição é da editora Mirarte e a capa do livro foi produzida pela artista plástica saltense Alba Mara Milioni.
Concomitantemente aos trabalhos de pesquisa, produção dos textos, revisão, edição, criação da capa, do projeto gráfico e diagramação do livro, os escritores participaram de quatro oficinas abertas ao público, nas quais comentaram sobre seu processo de criação literária.
Além da distribuição gratuita aos que comparecerem à festa de lançamento, exemplares do livro “SALTO, por que me encanta? – Histórias imperdíveis sobre a terra de Tavares” serão doados à Biblioteca Municipal, ao Museu da Cidade de Salto e às escolas da cidade. O evento contará com sessão de autógrafos e apresentação dos músicos Gilmar Campos (violão solo e flauta), Patrícia dos Santos (violão base) e Rogério Pedroso (percussão), com repertório composto por valsas e choros do início do século XX.