A Academia Saltense de Letras (ASLe) realizará no próximo dia 13 de dezembro, às 10h, na Biblioteca Municipal de Salto, sua reunião festiva para encerramento do ano de 2015. Na oportunidade, dará posse ao novo acadêmico José Alcione Pereira (Cabecinha), que ocupará a cadeira de número 28, cujo patrono é Eça de Queirós. A festa comportará ainda o lançamento do livro “Cabecinha e Salto dos anos 50”, do jornalista Valter Lenzi, e a apresentação do novo site da ASLe.

José Alcione Pereira, 87, é potiguar da cidade de Caicó. Aos 21 anos, mudou-se para São Paulo, onde concluiu o curso científico (atual ensino médio). Contratado por uma agência de notícias (Asapress), passou a exercer a profissão de jornalista. Convidado pelo então proprietário de jornal José Francisco Archimedes Lammoglia, assumiu em 1952 a função de redator do jornal O Liberal, transferindo-se para Salto. Em três anos de atuação alavancou importantes mudanças na imprensa saltense. Em 1954 retornou a São Paulo, onde consolidou sua carreira jornalística, com passagens pela Esso do Brasil, para coordenar o Repórter Esso, e pela Editora Abril. Aposentado, no ano passado voltou a residir em Salto.

Capa_Cabecinha

No livro, além de apresentar os principais feitos da carreira de José Alcione, o autor relembra aspectos históricos da Salto dos anos 50, que então contava com menos de 20 mil habitantes. O modo de viver da população, a acirrada disputa política entre Archimedes Lammoglia e Vicente Schivittaro (Chinchino) e os dérbis do futebol entre Associação Atlética Saltense e Guarani Saltense Atlético Clube são algumas das curiosidades presentes na obra.

Novo site

Na mesma reunião a Asle fará o lançamento de seu novo endereço na internet (www.asle.net.br). O acadêmico André Luiz Palhardi, que coordenou a construção do site junto à empresa Pulse Tecnologia e será o responsável por sua atualização, mostrará aos convidados as principais vantagens dessa nova ferramenta.

O site reúne importantes informações sobre a Academia, como seus objetivos, sua história, a legislação que a rege (Estatuto e Regimento Interno), agenda de eventos, notícias e publicações. Há ainda uma página para cada um dos 40 acadêmicos, onde se pode conhecer sua biografia e sua atuação na Literatura. A principal novidade será a existência de um ou mais fóruns de discussão abertos ao público, de modo que temas de interesse literário possam ser discutidos com os acadêmicos.

0 0 votos
Classificação do artigo

Faça um comentário!

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários