ASLe dá posse a três novos acadêmicos neste sábado
A Academia Saltense de Letras (ASLe) realiza neste sábado (04/12), às 10h, na Biblioteca Municipal Prof. Valderez Antonio Bergamo Silva, sessão solene para posse de três novos acadêmicos: o médico e professor Paulo de Tarso Liberalesso Filho, o professor e pesquisador Rafael José Barbi e a publicitária e professora Raquel de Toledo Camargo Ferraro. Com isso, a ASLe terá, pela primeira vez em 13 anos, todas as suas 40 cadeiras academicas ocupadas.
Paulo de Tarso tomará posse na cadeira de nº 4, que tem como patrono o jurista, político, filósofo e escritor Ruy Barbosa. Republicano e abolicionista, Ruy Barbosa destacou-se por sua atuação na II Conferência da Paz, em Haia (Holanda, 1907), onde defendeu o princípio da igualdade entre as nações, o que lhe valeu o famoso apelido de “Águia de Haia”. A cadeira nº 4 da ASLe está vaga desde o falecimento de seu primeiro ocupante, Olavo Marques de Souza, em 18 de março de 2020.
Paulo de Tarso é graduado em Administração, Direito e Medicina, tendo se especializado em Ginecologia e Obstetrícia. Atualmente é professor nos cursos de Medicina e Direito da Universidade de Mogi das Cruzes. É também diretor clínico e coordenador médico do Grupo NotreDame Intermédica, em São Paulo. É um estudioso da Maçonaria, temática sobre a qual tem três obras prontas – “Maçonaria – Manual do Iniciado”, “Landmarks comentados” e “Aprendiz maçom”, que aguardam oportunidade para publicação.
Já Rafael Barbi, tomará posse na cadeira nº 25, cujo patrono é o poeta, romancista, musicólogo e historiador de arte Mário de Andrade, que foi um dos fundadores do modernismo brasileiro e teve enorme influência na literatura moderna, como estudioso e ensaísta. Foi figura central da Semana de Arte Moderna de 1922, evento que reformulou a literatura e as artes visuais no Brasil. Suas obras mais conhecidas são “Pauliceia desvairada” e “Macunaíma”. A cadeira nº 25 está vaga desde o falecimento de sua primeira ocupante, Virgínia Soares Liberalesso, em 11 de novembro de 2020.
Rafael Barbi é graduado em História e mestre em História e Historiografia. Atualmente é professor no Branta Institute (Itu) e diretor da Pró-História, empresa pela qual presta serviços nas áreas de desenvolvimento de projetos culturais, curadoria de exposições e assessoria em gestão de instituições museológicas. Ele foi coordenador do Museu da Cidade de Salto – “Ettore Liberalesso” de 2013 a 2016 e lançou, recentemente, seu primeiro livro: “Festejos, Liberdade e Fé” (Viseu, 2021).
A terceira postulante que toma posse neste sábado é Raquel Ferraro, na cadeira nº 28, cujo patrono é o escritor e diplomata português Eça de Queiróz. Autor dos celebrados romances “Os Maias” e “O Crime do Padre Amaro”, é considerado, ao lado de Machado de Assis, como um dos maiores escritores em língua portuguesa do século XIX. Caracterizadas pelo realismo descritivo, suas obras têm sempre presente a crítica social. A cadeira nº 28 foi ocupada anteriormente por José Alcione Pereira, o Cabecinha, e está vaga desde a sua morte, em 02 de setembro de 2020.
Raquel Ferraro é graduada em Publicidade e Propaganda e MBA em Marketing e Vendas. Atualmente é docente no curso superior em Publicidade e Propaganda da Faculdade Max Planck (Indaiatuba), além de orientar estágios supervisionados na instituição. É autora ou coautora de dezenas de Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS) que buscam promover a autonomia intelectual dos alunos e desenvolver habilidades cognitivas em diversas disciplinas dos cursos da área de Ciências Humanas.
Excelente a apresentação dos futuros acadêmicos. E a relembrança dos antecessores é significativa.