Uma das fundadoras da Academia Saltense de Letras, em 2008, a escritora faz aniversário nesta quarta (26)

A escritora Anna Osta, que se dedica exclusivamente à literatura

Com um romance em produção sobre memórias de um casamento e uma biografia em fase de lançamento, além de 19 livros publicados nos últimos 20 anos, a escritora Anna Osta, aniversariante desta quarta-feira (26), se define como uma criadora de histórias da vida cotidiana, que visam prioritariamente inspirar pessoas.

Titular da cadeira 2 da Academia Saltense de Letras, patronesse Rachel de Queiroz, ela começou com o romance Betsy, que foi prefaciado pela própria Rachel, uma das maiores escritoras brasileiras e a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, em 1977, e a primeira a receber o Prêmio Camões.

Depois de Betsy vieram 18 publicações, contemplando livros infantojuvenis e coletâneas de contos e antologias de poesias, com destaque para o último Minha Garota, de 2019, escrito em parceria com a empresária Adriane Yamin, sobre o relacionamento da empresária com o piloto tricampeão de F1 Ayrton Senna.

A relação de Anna Osta com a literatura é estreita, tanto que hoje ela se dedica exclusivamente à escrita, tendo, além dos livros que escreveu, ajudado, nos últimos dez anos, a promover e a difundir novos autores, fazendo com que cheguem ao mercado editorial e que possam verter suas obras para o papel.

Além do apoio aos novos escritores, ela atua intensamente no incentivo e na promoção da leitura por meio do Clube do Livro de Salto, entidade que ajudou a criar em 2020 com outros quatro apaixonados pela leitura e que vem promovendo encontros, feiras, discussões e outros eventos para divulgar obras e autores.

Anna Osta também ajudou a fundar a Academia Saltense de Letras, em 2008, com outros 15 apaixonados pela literatura, e já presidiu a entidade por dois períodos. Ela integra ainda a Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro, para a qual ingressou em 2015 e onde ajuda a divulgar a poesia brasileira.

Nascida em Salto, na franja da grande São Paulo, Anna Osta se formou em jornalismo pela PUC Campinas, tendo exercido a profissão por alguns anos. Aos 25 anos se casou e passou a acompanhar o marido, executivo de multinacional, pela América Latina e Estados Unidos. No retorno, se dedicou à literatura.

Perguntada sobre sonhos que deixou de realizar ao longo da vida por uma ou outra razão, ela disse que gostaria de ter sido piloto de avião, que era seu desejo desde criança. E sobre um sonho que pretende realizar ainda diante do momento atual, Anna Osta não titubeia: “Quero publicar meus livros em outros idiomas”.

5 1 voto
Classificação do artigo

Faça um comentário!

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários