Anita Liberalesso Néri, cadeira 11 e uma das fundadoras da ASLe, aniversaria hoje
Psicóloga com 46 anos dedicados à docência e à pesquisa e professora titular do Departamento de Psicologia Educacional da Unicamp, Anita Liberalesso Néri aniversaria neste sábado (9).
Ela ocupa a cadeira 11 da Academia Saltense de Letras (ASLe), que tem como patrono Odmar do Amaral Gurgel, e foi uma das integrantes do grupo que fundou a instituição em 16 de junho de 2008.
Anita Liberalesso Néri também é filha do historiador Ettore Liberalesso, cadeira 1, que foi um dos principais idealizadores da ASLe, e da poeta e escritora Virgínia Soares Liberalesso, cadeira 25.
Autora de 11 livros sobre a vida e o comportamento de idosos, Anita desenvolve pesquisas na área e coordenou o “Estudo Fibra”, entre 2008 e 2009, que este ano avalia a fragilidade de idosos acima de 80 anos.
Os seus interesses em pesquisa na área incluem: o bem-estar psicológico, os mecanismos de autorregulação do self, as atitudes em relação à velhice, a fragilidade e finalmente o paradigma life span.
Formação e inovação
O título de Mestre em Psicologia pela USP veio em 1972. Doutorou-se na mesma instituição em 1975. Obteve os títulos de Professora Livre Docente (1988), Adjunta (1991) e Titular (1995) na Unicamp.
Em 1997 liderou o grupo de professores que presidiu a instalação do “Programa de Pós-Graduação em Gerontologia” na Faculdade de Educação da Unicamp, o primeiro em seu gênero no Brasil.
A psicóloga introduziu o paradigma life span em Psicologia e em Gerontologia no Brasil (1995) e a teoria social-cognitiva da aprendizagem e do desenvolvimento de Albert Bandura, em 1988.