Anita Liberalesso Néri

Tópicos recentes

Sem tópicos.

Fotos relacionadas

Sem fotos.

Informações gerais

Cadeira: 11
Posição: Fundadora
Data de nascimento: 09/07/1946
Naturalidade: Salto/SP
Patrono: Odmar do Amaral Gurgel
Data de posse: 16/06/2008
 

Biografia

Anita Liberalesso Neri é saltense, filha do historiador e jornalista saltense Ettore Liberalesso e de Dona Virginia Soares Liberalesso, que militou na imprensa saltense junto com o marido por cerca de 50 anos. Anita fez seus estudos primários e secundários no Externato Sagrada Família e no Colégio Paula Santos, em Salto. Diplomou-se Professora pela Escola Normal do Instituto Regente Feijó de Itu e realizou estudos superiores na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora do Patrocínio, onde se licenciou em Pedagogia. Formou-se em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes, no ano de 2002. Obteve os títulos de Mestre e de Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo, em 1972 e 1975, e de Professora Livre Docente e Professora Titular pela Faculdade de Educação da Unicamp, em 1988 e 1995.

Lecionou no Instituto de Psicologia da PUC Campinas entre 1971 e 1984, quando foi contratada pela Faculdade de Educação da Unicamp, onde trabalhou até 2016, ano de sua aposentadoria e contratação como Professora Colaboradora, no Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas. Desde abril de 2016, permanece na Unicamp como docente e pesquisadora, tendo como campos de atuação a Gerontologia e a Psicologia do Envelhecimento.

É fundadora do Programa de Pós-graduação em Gerontologia da Unicamp, em 1997. É reconhecida pelo seu trabalho em associações científicas nacionais e internacionais; é autora de mais de uma centena de artigos científicos e livros-texto, e tem sido orientadora de outros tantos trabalhos de conclusão de Doutorado e Mestrado, na PUC Campinas e na Unicamp.

Na vida pessoal, Anita é casada há quase 50 anos, tem três filhos e três netos. Gostaria de ter um gato, mas como não pode, aproveita os pets dos netos. É pianista e leitora voraz de romances de ficção, gosta muito de escrever e de conversar e adora cozinhar para a família. Mora em Campinas há 40 anos.

Discurso de posse

DISCURSO DE POSSE À PRESIDÊNCIA DA ACADEMIA SALTENSE DE LETRAS
10 de junho de 2022.
CADEIRA 17
ANTOINE SAINT EXUPÉRY
A constituição de academias literárias, científicas, filosóficas e artísticas remonta a uma tradição iniciada nos séculos V e IV a.C. por Platão, revivida no Século XVI pela Royal Academy of Sciences, no século XVII pela Academia francesa, e no século XIX pela Academia Brasileira de Letras, entre outras grandes academias locais em todo o mundo. Na base dessa tradição brilha o ideal da sabedoria a serviço da Humanidade.Para além da realização desse nobre ideal, a criação da Academia Saltense de Letras liga-se a importantes razões afetivas. Diz o ditado que lar é onde seu coração está, que pode ser traduzido como a ligação afetiva das pessoas com um lugar físico que lhes permite realizar seus sonhos e objetivos e onde podem identificar-se com memórias, sentimentos, pensamentos, preferências e experiências individuais e coletivas que aprenderam a valorizar. Podemos dizer que esse é o sentido essencial da dedicação de um grupo de saltenses ao estabelecimento e à manutenção da Academia Saltense de Letras, uma instituição de cunho literário, artístico, científico, filosófico e educacional fundada em 16 de junho de 2008, reunindo uma quantidade limitada (40) de membros efetivos.Que as minhas palavras iniciais sejam de saudação aos fundadores da Academia Saltense de Letras, liderados pelo saudoso jornalista e historiador Ettore Liberalesso, meu pai, um paradigma do amor pela terra natal. Na pessoa do confrade João Carlos Milioni, cumprimento a atual Diretoria da ASLe e suas diretorias anteriores e agradeço por suas importantes contribuições ao crescimento da agremiação. Agradeço os companheiros prestes a serem empossados, na certeza de que me concederam a honra de estar presidente por dois anos, para representar seus ideais ligados   ao progresso cultural da cidade. São eles:

  • Vice-Presidente: Marilena Matiuzzi.
  • 1º Secretário: Antonio Carlos Valini Vaciloto.
  • 2ª Secretária: Cristina Maria Salvador.
  • Tesoureiro: Valter Berlofa.
  • Diretoria de Relações Acadêmicas: Rafael José Barbi.
  • Diretoria de Comunicação: Eloy de Oliveira.
  • Comitê de Ética: Anna Maria Falcini Osta (Presidente),

Mônica Leite de Araújo Dalla Vecchia e Leandro Thomaz de Almeida.

  • Conselho Fiscal: Romeu Gonçalves Bicalho (Presidente), Alberto Manavello e João Carlos Milioni.

A nossa diretoria assume comprometendo-se com os seguintes valores norteadores de sua gestão. Em primeiro lugar, ela deitará raízes no passado, mais especificamente nos princípios e nas realizações estabelecidos pelo grupo liderado pelo fundador Ettore Liberalesso. Ao mesmo tempo, pretende investir na flexibilidade e na força necessárias ao ajustamento da instituição ao contemporâneo. Finalmente, buscará ser sensível às peculiaridades do ambiente cultural em que a ASLe está inserida. O inovador conteúdo da 5ª Semana Cultural que hoje se encerra, o qual contemplou manifestações das culturas caipira, indígena, negra e jovem-urbana, além de uma bela palestra sobre nosso conterrâneo Anselmo Duarte, é uma evidência desses compromissos.

A título de metas, nós elegemos a continuidade e o aprimoramento das ações iniciadas em gestões anteriores, com relação aos seguintes aspectos:

(1) Revitalização do interesse dos membros da ASLe pela Academia, interesse esse abalado pelos recentes períodos de isolamento social decorrentes da pandemia por Covid-19.

(2) Continuidade do resgate de documentos e de relatos representativos das várias camadas da história da cidade.

(3) Fortalecimento da identidade saltense, por meio da valorização das diversas fontes e produtos culturais existentes na cidade.

(4) Ampliação da agenda cultural da ASLe.

(5) Agregação de novos confrades e confreiras oriundos das camadas mais jovens da população, descendentes das gerações originariamente não-nativas, e afiliados a novas formas de expressão cultural vigentes na cidade.

(6) Gestão dos processos internos para melhor desfrute de bens culturais, tais como palestras, discussões, concertos e exposições, por parte dos acadêmicos.

(7) Estreitamento de laços com instituições congêneres.

Que Deus nos ajude a manter a amizade, a lealdade e a pertinácia necessárias a realizações relacionadas com essas metas.

Agradeço aos companheiros pela emoção de ocupar um lugar um dia ocupado por meu pai, nem posso deixar de mencionar minha alegria e minha gratidão pela presença de meus familiares, neste momento tão significativo de minha vida pessoal.

Finalmente agradeço a presença de todos e convido para o lançamento dos livros de autoria dos acadêmicos da ASLE.