Menu do acadêmico:
Tópicos recentes
Sem tópicos.
Fotos relacionadas
Sem fotos.
Vídeos relacionados
Informações gerais
Patrono: Odmar do Amaral Gurgel
Biografia
Anita Liberalesso Neri é saltense, filha do historiador e jornalista saltense Ettore Liberalesso e de Dona Virginia Soares Liberalesso, que militou na imprensa saltense junto com o marido por cerca de 50 anos. Anita fez seus estudos primários e secundários no Externato Sagrada Família e no Colégio Paula Santos, em Salto. Diplomou-se Professora pela Escola Normal do Instituto Regente Feijó de Itu e realizou estudos superiores na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora do Patrocínio, onde se licenciou em Pedagogia. Formou-se em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes, no ano de 2002. Obteve os títulos de Mestre e de Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo, em 1972 e 1975, e de Professora Livre Docente e Professora Titular pela Faculdade de Educação da Unicamp, em 1988 e 1995.
Lecionou no Instituto de Psicologia da PUC Campinas entre 1971 e 1984, quando foi contratada pela Faculdade de Educação da Unicamp, onde trabalhou até 2016, ano de sua aposentadoria e contratação como Professora Colaboradora, no Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas. Desde abril de 2016, permanece na Unicamp como docente e pesquisadora, tendo como campos de atuação a Gerontologia e a Psicologia do Envelhecimento.
É fundadora do Programa de Pós-graduação em Gerontologia da Unicamp, em 1997. É reconhecida pelo seu trabalho em associações científicas nacionais e internacionais; é autora de mais de uma centena de artigos científicos e livros-texto, e tem sido orientadora de outros tantos trabalhos de conclusão de Doutorado e Mestrado, na PUC Campinas e na Unicamp.
Na vida pessoal, Anita é casada há quase 50 anos, tem três filhos e três netos. Gostaria de ter um gato, mas como não pode, aproveita os pets dos netos. É pianista e leitora voraz de romances de ficção, gosta muito de escrever e de conversar e adora cozinhar para a família. Mora em Campinas há 40 anos.
Discurso de posse
CADEIRA 17
ANTOINE SAINT EXUPÉRY
- Vice-Presidente: Marilena Matiuzzi.
- 1º Secretário: Antonio Carlos Valini Vaciloto.
- 2ª Secretária: Cristina Maria Salvador.
- Tesoureiro: Valter Berlofa.
- Diretoria de Relações Acadêmicas: Rafael José Barbi.
- Diretoria de Comunicação: Eloy de Oliveira.
- Comitê de Ética: Anna Maria Falcini Osta (Presidente),
Mônica Leite de Araújo Dalla Vecchia e Leandro Thomaz de Almeida.
- Conselho Fiscal: Romeu Gonçalves Bicalho (Presidente), Alberto Manavello e João Carlos Milioni.
A nossa diretoria assume comprometendo-se com os seguintes valores norteadores de sua gestão. Em primeiro lugar, ela deitará raízes no passado, mais especificamente nos princípios e nas realizações estabelecidos pelo grupo liderado pelo fundador Ettore Liberalesso. Ao mesmo tempo, pretende investir na flexibilidade e na força necessárias ao ajustamento da instituição ao contemporâneo. Finalmente, buscará ser sensível às peculiaridades do ambiente cultural em que a ASLe está inserida. O inovador conteúdo da 5ª Semana Cultural que hoje se encerra, o qual contemplou manifestações das culturas caipira, indígena, negra e jovem-urbana, além de uma bela palestra sobre nosso conterrâneo Anselmo Duarte, é uma evidência desses compromissos.
A título de metas, nós elegemos a continuidade e o aprimoramento das ações iniciadas em gestões anteriores, com relação aos seguintes aspectos:
(1) Revitalização do interesse dos membros da ASLe pela Academia, interesse esse abalado pelos recentes períodos de isolamento social decorrentes da pandemia por Covid-19.
(2) Continuidade do resgate de documentos e de relatos representativos das várias camadas da história da cidade.
(3) Fortalecimento da identidade saltense, por meio da valorização das diversas fontes e produtos culturais existentes na cidade.
(4) Ampliação da agenda cultural da ASLe.
(5) Agregação de novos confrades e confreiras oriundos das camadas mais jovens da população, descendentes das gerações originariamente não-nativas, e afiliados a novas formas de expressão cultural vigentes na cidade.
(6) Gestão dos processos internos para melhor desfrute de bens culturais, tais como palestras, discussões, concertos e exposições, por parte dos acadêmicos.
(7) Estreitamento de laços com instituições congêneres.
Que Deus nos ajude a manter a amizade, a lealdade e a pertinácia necessárias a realizações relacionadas com essas metas.
Agradeço aos companheiros pela emoção de ocupar um lugar um dia ocupado por meu pai, nem posso deixar de mencionar minha alegria e minha gratidão pela presença de meus familiares, neste momento tão significativo de minha vida pessoal.
Finalmente agradeço a presença de todos e convido para o lançamento dos livros de autoria dos acadêmicos da ASLE.