Anicleide Zequini aniversaria hoje
A acadêmica Anicleide Zequini, cadeira 36 da ASLe, patrono Dr. Barros Jr., e autora dos livros “Papel de Salto”, “O Quintal da Fábrica” e “A Banda de Itu”, faz aniversário nesta terça-feira, dia 7 de junho.
Anicleide é doutora pela Universidade de São Paulo e fez graduação e mestrado pela Unicamp. Desenvolve projetos e pesquisas na área de história e é especialista no Centro de Estudos do Museu de Itu.
A sua graduação (bacharelado e licenciatura) pela Unicamp foi em sociologia, em 1983. Já o mestrado foi em história, em 1992. A dissertação que apresentou deu origem a um dos seus livros.
A dissertação foi intitulada “O Quintal da Fábrica, uma análise sobre a história urbana e social do Estado de São Paulo, sob o processo de industrialização do interior paulista, em finais do século XIX”.
O doutorado foi em arqueologia histórica, em 2007, com a tese baseada nos registros do Sítio Arqueológico e Histórico Afonso Sardinha, situado no morro Ipanema, em Iperó, na região de Sorocaba.
Intitulada “Arqueologia de uma Fábrica de Ferro: morro de Araçoiaba séculos XVI-XVIII, análise arqueológica e histórica do Sítio Arqueológico Histórico Afonso Sardinha”, a tese retratou o período.
O primeiro livro de Anicleide Zequini, que recebeu o título completo “Papel de Salto: 110 anos de Evolução e Tecnologia a 1ª fábrica de Papel do Brasil”, retratou a única fabricante de papel moeda do Brasil.
O segundo, denominado “O Quintal da Fábrica, a industrialização pioneira do interior paulista, séculos XIX e XX”, aborda um período importante para o desenvolvimento das cidades paulistas do interior.
Já o último livro, “A Banda de Itu, 100 anos de Luta e Glória 1912-2012”, resgata a centenária história da Corporação Musical União dos Artistas de Itu como uma espécie de homenagem ao grupo.
Artigos
Além dos livros, Anicleide Zequini é autora de diversos artigos para revistas científicas e artigos de divulgação do trabalho que faz no Museu Paulista da Universidade de São Paulo, unidade de Itu.
Ela é especialista em pesquisa da área de documentação textual e de fotografia desde 1992. Atua nas áreas de história social com ênfase em história da técnica e tecnologia e história social do trabalho.
Fotos: Na primeira foto em um encontro com amigas, na segunda autografando o livro sobre a Banda de Itu e na última em uma visita técnica ao Museu da Chapelaria, em São João da Madeira, Portugal