André Palhardi, titular da cadeira 35 da ASLe, faz mais um aniversário nesta terça
O professor universitário André Luiz Palhardi, titular da cadeira 35 da Academia Saltense de Letras (ASLe), cujo patrono é o romancista Aluísio de Azevedo, faz 39 anos nesta terça-feira (19).
Filho de Lázaro e Tereza Palhardi e casado com Débora Leite de Barros desde 2002, André Palhardi é pai Isadora de Barros Palhardi, de 13 anos, e de Augusto de Barros Palhardi, de nove.
Começou a escrever literariamente aos 14 anos, mas manteve seus textos em particular até 2013. Nesse ano publicou de forma independente o livro “E a Onda Levou… O Princípio da Liderança”.
No mesmo ano, motivado pelo primeiro lançamento, publicou o segundo, que considera mais elaborado: “O Império dos 4 Cantos do Mundo”, romance que levou mais de dez anos para concluir.
Atualmente trabalha em outros livros e pretende permanecer atuante no ramo da literatura, onde seu maior desejo é o compartilhamento de ideias e princípios nos quais acredita.
Mas o acadêmico tem carreira totalmente voltada à área técnica. Começou a vida profissional na área de mecânica aos 11 anos, em um programa de Ajustagem Mecânica da Escola Leonor Fernandes da Silva.
Com 13 anos fez o programa de Tornearia Mecânica na mesma escola. No ano seguinte, participou do programa de Mecânico Geral, desta vez promovido pela Escola Senai Ítalo Bologna de Itu.
Em 1995, fez o curso Técnico em Mecânica de Precisão no Senai, de São Paulo-Capital. Quatro anos depois fez o curso superior de Tecnologia Mecânica de Projetos Mecânicos na Fatec de Sorocaba.
Aprimoramento internacional
Formado, fez intercâmbio cultural para aprimoramento no inglês em Vancouver, no Canadá. No retorno, foi aluno especial no programa de Mestrado na Unicamp, com pesquisa em Projetos Mecânicos.
Em 2001, fez uma nova viagem internacional, agora para a Alemanha, onde permaneceu por dois meses em treinamento intensivo em empresas de alta tecnologia para automação industrial.
No ano seguinte, tornou-se docente de cursos de iniciação profissional na Escola Senai Italo Bologna de Itu. Em 2004, foi aprovado em concurso e passou a dar aulas no Senai de Indaiatuba.
Em 2006, mudou-se de Salto para Jacareí, parou o mestrado e iniciou MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos. Voltou em 2007 e iniciou graduação em Processos de Fabricação na Fatec Sorocaba.
Atuou como consultor e abriu uma empresa de automação industrial em 2008, que fechou um ano depois. Passou em concurso e exerceu por cinco anos funções administrativas no Senai – SP.
Participou em 2011 de congresso na Alemanha sobre tecnologias assistivas para inclusão de pessoas cegas no mercado de trabalho e cursou um programa intensivo na língua alemã em Berlim.
Em 2014, fez novo curso de graduação, desta vez em Gestão Empresarial pela Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba. Atualmente atua como Professor Especialista no Ceunsp Salto.