Acadêmicos avaliam trabalhos em prêmio de poesia a ser entregue dia 26
Uma comissão de escritores da Academia Saltense de Letras fez a primeira avaliação dos 1.432 trabalhos concorrentes da 30ª edição do Prêmio Moutonnée de Poesia. Os vencedores serão conhecidos em um evento da Prefeitura de Salto, promotora do concurso, às 18h do dia 26 deste mês, na Biblioteca Municipal.
Cinco jurados, que são mestres e doutores em Teoria Literária, Linguística, Semiótica, Crítica e Estética, avaliaram a originalidade, criatividade e recursos estilísticos das obras selecionadas pela comissão da academia e apontaram cinco melhores no adulto e no juvenil, que receberão prêmios em dinheiro e em livros, além de um troféu concebido pelo artista plástico Marcelo Pranstetter.
O prêmio em dinheiro, um total de R$ 10 mil, será pago para os cinco primeiros colocados da categoria adulta. Os cinco primeiros da categoria juvenil receberão livros. O primeiro colocado de cada categoria receberá também o troféu estilizado pelo artista plástico.
O secretário da Cultura da Prefeitura, Oséas Singh Jr, disse que o troféu representa um mouton (carneiro) curvado, de onde se origina o termo moutonnée (acarneirado, com aspecto irregular, referindo-se à lã encaracolada). “Há diversos prêmios no mundo representados por animais. No nosso a sinergia do troféu é perfeita entre o nome do animal e a base de minério que remete à rocha”.
Também foram escolhidos no concurso poetas para receberem a menção honrosa. Os trabalhos dos vencedores e dos premiados com a menção honrosa vão integrar a Antologia Poética “Pós-Moderno; Pós-Tudo”, que será lançada no mesmo dia da premiação. O tema do concurso deste ano foi “Pós-Moderno; Pós-Tudo”.
Nesta 30ª edição do Prêmio Moutonnée de Poesia foram recebidos trabalhos de todos os Estados brasileiros, além de poesias de seis países: Espanha, Estados Unidos, Itália, Moçambique, Turquia e, principalmente, Portugal que concorreu com 16 poetas.