O escritor Rogério Lamana, ocupante da cadeira nº 24 da Academia Saltense de Leditora_mirarte_livro_libras_capa_dez15_rev06.inddetras, lançará neste sábado, dia 30 de janeiro, às 20h, a terceira edição de seu livro “LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais”, pela Editora Mirarte, desta vez com visual diferenciado e revisão para adaptar-se ao Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Na mesma oportunidade, a Associação Saltense de Pais e Amigos dos Surdos (Aspas), entidade da qual Lamana é um dos fundadores, comemora seu 16º aniversário. A festa e sessão de autógrafos acontecerão no Espaço Taperá (Rua Itapiru, 983 – Salto/SP).
A nova edição, que foi patrocinada pela empresa RHO Agropec, possibilita a Lamana dar continuidade a seu trabalho como instrutor de LIBRAS na Aspas, por meio do qual, ao longo de dez anos, já ensinou a Língua Brasileira de Sinais a milhares de pessoas, entre surdos e ouvintes, colaborando para a inclusão dos deficientes auditivos na sociedade.
A obra é o primeiro módulo do método utilizado com sucesso e apresenta, por meio de fotografias gentilmente realizadas pelo fotógrafo Marco Boschilha, 400 palavras em LIBRAS, acompanhadas de sua correspondência na Língua Portuguesa. Toda a renda obtida com a venda do livro será revertida para a manutenção dos serviços prestados pela Aspas.
Desde 2002, quando a LIBRAS foi reconhecida por lei no Brasil, o autor passou a se dedicar à difusão desse segundo idioma nacional e avançou em sua luta pelos direitos dos surdos.
Surdo de nascença, Lamana aprendeu a falar e fazer leitura labial sem apoio profissional. Concluiu o Ensino Médio na rede estadual e, posteriormente, estudou LIBRAS e foi certificado pelo Ministério da Educação.
Entre suas ações em prol da inclusão do surdo na sociedade, conseguiu, em 2002, que se instituísse em Salto o Dia Municipal dos Surdos (Lei 2.438/2002), comemorado no dia 26 de setembro de cada ano. Em 2005, por meio de intenso trabalho político, obteve a aprovação da Lei Municipal da LIBRAS (Lei 2635/2005). Atualmente, além de instrutor de LIBRAS é o coordenador geral das Aspas, que oferece cursos para surdos e ouvintes, orientação sobre prevenção às drogas, sexualidade e gravidez precoce; palestras para familiares dos surdos; palestras em empresas e escolas de todos os níveis e encaminhamento de surdos ao mercado de trabalho com o necessário acompanhamento até a integração total.
Lamana é autor também das seguintes obras: “Língua Brasileira de Sinais: “Língua Brasileira de Sinais: LIBRAS – Módulo II” (Ottoni, 2008); “Língua Brasileira de Sinais: LIBRAS – Módulo III” (Ottoni, 2009); “Língua Brasileira de Sinais: LIBRAS – Módulo IV” (Ottoni, 2011); e “Somente apaixonado” (Ottoni, 2012), dedicado à poesia.

0 0 votos
Classificação do artigo

Faça um comentário!

Inscrever-se
Notificar de
2 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Hellen
8 anos atrás

Quando será o curso , horário e quanto custará.
Sou técnica de enfermagem e acho q todos da área da saúde deveriam fazer.