Texto publicado na edição de 07 de agosto de 2020 do Jornal Primeira Feira.

Coluna: Um dedinho de prosa.

Boa leitura.

***

Uma situação de guerra gera danos muitas vezes imensuráveis e, com toda certeza, o pior de todos e aquele que é irreparável é a quantidade de mortes daqueles que estão envolvidos direta ou indiretamente na situação toda.  Segundo estudiosos, o saldo de mortes da Grande Guerra foi entre oito milhões e dez milhões de pessoas. Mesmo diante dessa situação catastrófica, havia aqueles que de alguma maneira tentavam se beneficiar, é o caso de uma denúncia feita pelo jornal A Federação, na edição de 08 de agosto de 1914. Leia a transcrição:

“Soubemos que tambem nesta cidade ha negociantes que estão aproveitando-se do pretexto do conflicto europeu para se enriquecerem da meia noite para o dia, vendendo pelo dobro ou pelo triplo mercadorias que compraram ha tempos, e que por conseguinte não se acham no caso de suspender o seu preço.”

Nas próximas linhas do texto, presente em uma coluna com o título “Aviso ao público”, o jornal incentiva que os cidadãos não comprem em tais comércios e ainda sugere que a câmara casse suas licenças. Em outro jornal da mesma data era noticiado o mesmo fato, veja o que dizia A Cidade de Ytú:

“Infelizmente e como era dado esperar, não nos enganamos: em menos de oito dias os principaes artigos de alimentação duplicaram quasi todos de preço, alguns havendo que estão já próximos do triplo.”

A Cidade de Ytú, em outra edição, continua sua crítica:

“Os gêneros alimentícios são escassos, mal chegam para o consumo do povo. Mas o commercio levantou o preço só porque a Europa guerreia! Que tem essa guerra com o nosso velho Ytú? […]

Agora que ninguém trabalha, porque as fabricas estão se fechando esses operários teem de comer e vestir nada, porque os nossos caros negociantes só vendem a tinir.”

Na edição de 15 de agosto de 1914, o mesmo jornal que anunciava o passo a passo da Guerra em suas publicações desde que fora oficializado o conflito, trouxe uma nota curiosa:

“A imprensa allemã publica noticias falsas sobre o successo do exercito allemão sobre as tropas francezas e russas.”

“Foi declarada officialmente a guerra entre a Inglaterra e a Áustria desde meia noite.”

Pois bem, meu amigo leitor e amiga leitora, nota-se que, de alguma maneira a Guerra já começava a deixar seus efeitos na nossa região mesmo diante dos primeiros passos do conflito. Jornais se preocupavam em transmitir para a população os dias de guerra na Europa e, não são poucos os que denunciavam as questões relacionadas ao alto preço das mercadorias diante de tal cenário.

Com isso, encerro por enquanto a sequência de textos sobre a Primeira Guerra Mundial e os jornais locais. Com toda certeza voltaremos a prosear sobre o assunto sob uma nova ótica.

Um bom fim de semana a todos.

0 0 votos
Classificação do artigo

Faça um comentário!

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários