Cynara Lenzi Veronezi finaliza o sexto livro de histórias infantis
A escritora e professora de educação infantil Cynara Lenzi Veronezi, titular da Cadeira 18 da Academia Saltense de Letras, patrono Dante Alighieri, está finalizando seu mais novo livro, intitulado “Vamos de História”. A obra, que reúne 100 histórias, está na fase de diagramação e deve seguir para a gráfica ainda este mês. Este será o sexto título publicado pela escritora, que faz aniversário nesta quinta-feira (17), consolidando sua trajetória de sucesso na literatura infantil.
Com cinco livros já lançados, incluindo “Historinhas”, “Historinhas pra contar”, “Minha fiel escudeira e eu”, “A pandemia no reino encantado” e “E foi assim que aconteceu… Salto”, Cynara é reconhecida por sua abordagem diferenciada na escrita e na contação de histórias. A escritora tem narrativas cativantes e desenvolveu uma técnica de interação com o público infantil por meio da manipulação de bonecos de pano. O trio de personagens, composto pela boneca Juju, o palhaço Torresmo e o Zezinho, é peça fundamental em suas apresentações.
Por conta disso, Cynara já recebeu três novos pedidos de leitores, ansiosos por mais publicações. “Eles me pediram um livro sobre as histórias que faço para o jornal e conto para eles, outro sobre a minha vida de escritora, e um sobre o Zezinho, personagem que é muito inspirador para eles”, compartilha a autora, revelando que já planeja seguir por essas direções em suas próximas obras.
O uso dos bonecos, segundo a escritora, foi uma descoberta transformadora. “As crianças sabem que sou eu quem fala, mas elas se conectam com os bonecos como se tivessem vida própria. No fim das apresentações, elas se despedem deles, não de mim”, diz ela, divertida.
“A Juju é a que tenta manter a ordem, não quer que os outros dois aprontem. O palhaço Torresmo, por outro lado, é o mais travesso, enquanto o Zezinho, criado originalmente por minha filha, serve como um incentivador do gosto pela leitura. Nas suas estripulias, as crianças aprendem”, explica Cynara.
Sobre sua jornada na escrita para o público infantil, Cynara destaca os desafios e alegrias de envolver os pequenos leitores, frisando a importância de despertar o interesse pela leitura desde cedo. Receber pedidos de novos livros diretamente dos estudantes é, para ela, um indicador claro de que está no caminho certo.
Quanto às leituras recomendadas, Cynara elogia a obra “Relato de um náufrago”, de Gabriel Garcia Marquez. “É maravilhoso. Eu adoro o mar, e este assunto é muito legal. Inclusive, tem jornalista na história”, comenta fazendo referência ao fato de ela ser filha de jornalista (Valter Lenzi).