Em sua 6ª edição e agora em um formato mais curto de quatro dias, a Semana Cultural Ettore Liberalesso de 2023 vai discutir o jornalismo no interior e os obstáculos à produção literária. “Queremos dar visibilidade para o lado jornalístico do Ettore e o que tem impactado a nossa produção como escritores hoje”, destaca a presidente da Academia Saltense de Letras, promotora do evento, Anita Liberalesso Néri, que também é filha do homenageado.
A Semana Cultural Ettore Liberalesso foi criada para imortalizar o nome do escritor, historiador e jornalista Ettore Liberalesso, um dos fundadores da Academia, em 2008, e o seu primeiro presidente, que escreveu mais de mil relatos sobre a história de Salto e das pessoas que viveram esses momentos, além de seis livros que falam da história, da vida, das tradições, das ruas e das famílias saltenses e da sua própria história de vida em uma autobiografia.
Neste ano, o evento de abertura será uma mesa redonda na noite do dia 29 de março para discutir os desafios contemporâneos da imprensa no interior. O debate será mediado pela jornalista Mirna Bicalho, que comanda o programa de entrevistas “Lado a Lado” e contará com os jornalistas Rose Ferrari, editora chefe do jornal Mais Expressão, de Indaiatuba, e Eloy Oliveira, editor responsável pelo jornal Primeira Feira, de Salto, ambos da Academia, e Rodrigo Augusto Tomba e Henrique da Silva Pereira, ambos professores do Ceunsp, que sedia o evento e apoia realização da semana.
No dia seguinte haverá uma palestra intitulada “A Liberdade de Expressão do Escritor e o Direito”, com o professor doutor Alfredo Attié, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado, que falará sobre os embates entre a produção literária e a justiça. No dia 31, dia do aniversário de nascimento de Ettore, que faria 103 anos se estivesse vivo, haverá uma missa em sua homenagem e em homenagem aos acadêmicos falecidos ao longo dos 15 anos de A Academia. A entidade já perdeu metade dos seus 16 fundadores.
O último dia da Semana Cultural Ettore Liberalesso, 1º de abril, contará com um evento denominado “Café com Palavras”, que discutirá o que é possível dizer sobre alguém em uma biografia e nas autobiografias. O tema será explorado pelo professor doutor Fabiano Ormaneze, doutor em linguística pela Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, cuja tese tratou do discurso biográfico sobre os personagens políticos brasileiros.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Semana Cultural Ettore Liberalesso 2023

De 29 de março a 1 de abril

JORNALISMO E LITERATURA: DO FATUAL AO FICCIONAL

DIA 29/03 – ABERTURA

19h30 – CEUNSP

Mesa Redonda – Os desafios contemporâneos da imprensa no interior
Mediador – Mirna Bicalho (jornalista convidada)
Participantes – Rose Ferrari e Eloy de Oliveira (ASLe) e Rodrigo Augusto Tomba e Henrique da Silva Pereira (Ceunsp)

DIA 30

19h30 – CEUNSP

Palestra – A liberdade de expressão do escritor e o Direito
CONVIDADO – PRPF. Dr. ALFREDO ATTIÉ
Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ/SP), graduado em Direito e em História na Universidade de São Paulo (USP); Mestre em Direito e Doutor em Filosofia pela mesma instituição. O magistrado é autor das obras “A Reconstrução do Direito” e “Montesquieu”. Presidente da Academia Paulista de Direito, onde e coordena a “Polifonia: Revista Internacional da Academia Paulista de Direito.

DIA 31

7H – Missa em homenagem ao fundador da Academia Saltense de Letras, Ettore Liberalesso e aos acadêmicos falecidos.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Monte Serrat.

DIA 1

9h – Café com palavras – BIBLIOTECA MUNICIAL

Sujeito de palavra: entre a verdade e a ficção do ser
O que é possível dizer sobre alguém em uma (auto)biografia? O que o sujeito consegue dizer de si a um outro, seja o leitor, o biógrafo ou ao ser que se expressa e se constitui nas palavras colocadas em papel? Verdade e ficção se cruzam em escritas, em expectativas e em sentidos. Neste encontro, vamos tratar de questões como essas. O que se mostra e o que se oculta na verdade de uma narrativa?
CONVIDADO – PROF. DR. FABIANO ORMANEZE
Doutor em Linguística, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com tese sobre o discurso biográfico sobre políticos brasileiros. Mestre em Divulgação Científica e Cultural pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (LabJor), da mesma universidade, com dissertação sobre o discurso biográfico sobre cientistas. Especialista em Jornalismo Literário, pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL). Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela PUC-Campinas.

REALIZAÇÃO – Academia Saltense de Letras

APOIO – CEUNSP

PATROCÍNIO – Instituto Central de Direito e Educação

Com professores Especialistas, Mestres e Doutores, sob a coordenação do Professor Romeu Bicalho, Doutor em Direito pela PUC-SP, Pós-Doutor pela Universidade de Coimbra-Portugal, o ICDE oferece cursos de excelência, com foco na prática, mas sem descuidar do conhecimento teórico que lhe dará consistência no exercício da sua profissão, para além da mera técnica!

0 0 votos
Classificação do artigo

Faça um comentário!

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários